A história da Arlicarnes é a história de Augusto Sousa Fernandes. Nascido em 1931, vive numa época dominada pela depência da agricultura onde, por falta de alfaias agricolas automatizadas, grande parte da labuta de campo era suportada pelo gado de trabalho. Com a visão que lhe é conhecida, viu nesta necessidade a oportunidade de criar um negócio: o comércio de bovinos para trabalho agrícola.
Sobre nós
Experiência e qualidade
desde a origem
O nosso percurso
1947 A Origem
Com respeito pelo compromisso, de fácil trato e acima de tudo
trabalhador, Augusto Fernandes viu o negócio evoluir rapidamente
e tornar-se uma referência da região.
1980 Terra das oportunidades
No início da década de 80, o consumo interno atravessava um forte crescimento, fruto do 25 de Abril e as oportunidades de negócio não paravam de surgir com desenvolvimento dos mercados. Com 15 anos, Arlindo Fernandes começava a dar os primeiros passos da sucessão, onde acompanhava o pai nas feiras e ajudava nos negócios. Ambicioso e com a visão do pai, Arlindo vê na prosperidade económica do comércio tradicional a oportunidade de criar bovinos de carne e direcionar o negócio para o setor reatalhista em evidência: os talhos.
É fundada uma exploração agropecuária para a criação e engorda
de bovinos, onde o conhecimento de décadas que Arlindo Fernandes
herdou foi fundamental para o sucesso alcançado.
1995 Uma nova etapa
Volvidos 15 anos de foco na produção de bovinos, o contínuo crescimento económico da época aliado a toda a dedicação ao negócio, veio possibilitar a integraçãode mais uma etapa da cadeia de valor: a distribuição. Os custos de transporte cobrados pelo matadouro que eram suportados pelos talhantes deixaram de existir pois o serviço era agora assegurado pela empresa.
2002 É A DATA DA SUCESSÃO OFICIAL.
“AUGUSTO SOUSA FERNANDES” ENTREGA
O LEGADO À “ARLICARNES – COMÉRCIO DE
GADO E CARNES” E É CRIADO O PRIMEIRO
LOGÓTIPO DA EMPRESA.
2002 Arlicarnes
A orientação principal passa a ser o desenvolvimento dos canais de distribuição e são implementadas diferentes rotas de distribuição na zona centro do país. Alcançado um volume de vendas exigente, são criadas paralelamente parcerias estratégicas com produtores locais não só de bovinos, mas também de outras espécies: suínos, ovinos e caprinos. Esta aliança veio consolidar a produção de bovinos de carne já existente, mas acima de tudo diversificar a oferta de produtos.
O diálogo transparente e a confiança de ambas as partes
resultaram na melhoria constante das carcaças onde a qualidade
da carne, frescura e higiene foi desde sempre imperial.
2014 Um novo espaço
Após anos a operar diretamente dos matadouros, o crescimento da empresa tornou necessária a existência de uma unidade própria de armazenamento. A 14 de Junho de 2014 é inauguarado o nosso entreposto.
400m2 de capacidade de frio, dividos entre camaras de conservação, congelação e zonas refrigeradas.
2016 Uma nova frota de distribuição
Um ano no qual foram limadas arestas e aprimorada a estratégia para um crescimento sustentável. Renovámos a nossa frota de distribuição, recrutámos colaboradores especializados e reinventámos a nossa imagem corporativa. Arlicarnes – a origem do sabor.
2017 A todo o vapor
Depois de um ano onde consolidámos as nossas ferramentas de trabalho, em 2017 intensificá-mos a aposta no mercado. Foram implementadas novas rotas comerciais e acabámos o ano da melhor maneira com um volume de vendas superior a 5 milhões de euros.
2018 Uma expansão contínua
A dedicação continuada não deixou o crescimento abrandar e tornou o espaço a mais em espaço a menos. No final de 2018 aumentámos a nossa capacidade de armazenamento no sentido de continuarmos a dar uma resposta completa às necessidades dos clientes Arlicarnes.
“A satisfação plena dos nossos clientes sempre
foi e será a nossa maior prioridade”
Arlindo Fernandes
Missão
A missão da Arlicarnes prende-se em várias vertentes: produzir, abater, transformar, armazenar e distribuir produtos alimentares de origem animal. Além do mais queremos garantir e pautar-nos sempre pela excelência, criando valor económico e social para os envolvidos nos processos.
Visão
Ser uma referência no mercado nacional de comércio de carnes por grosso através de uma liderança orientada para a verticalização do negócio.
Valores
Regemo-nos por valores
fundamentais
Orientação para o cliente
Trabalhar proativamente para garantir a satisfação dos clientes
Rigor
Cumprir de forma irrepreensível os compromissos assumidos
Qualidade
Garantir produtos de excelência e almejar sempre o melhor
Inovação
Desenvolver continuamente novas ideias e melhorar o futuro
Ética
Ser um parceiro íntegro, transparente e de confiança